sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Parece vitrola quebrada, mas não é

Antes de mais nada esse é mais um post sobre o feminismo. Eu sei leitor, eu sei: parece uma repetição infindável. Você se pergunta: mas outra vez? E o pior de tudo é que sou obrigada a responder: outra vez, meu querido. Outra vez.

Se vocês acham que são os únicos que se cansam disso, não são - todas nós nos cansamos. É como ser mãe, quase, quando você é obrigado a repetir a mesma coisa 10261281 vezes até que alguém entenda. Nós também cansamos de repetir a nós mesmas o tempo todo. É quase como ter um rádio quebrado, e todos os dias ter que acordar, ver alguma coisa e dizer: "não, veja bem, não é assim que funciona. o feminismo... etc etc". Nossa vida se torna uma repetição também, e ninguém gosta disso.

Mas o pior não é nem a repetição: é o fato de sermos OBRIGADAS a nos repetir. Toda vez que penso: "ai vou ter que explicar essa história toda outra vez", sempre fico encucada pelo fato de muitas pessoas AINDA não entenderem o feminismo. Gente, é moleza.

Agora está desenhadinho pra vocês. Não preciso nem de um comentário sarcástico adicionado.

Mas tudo bem. O problema é que nós somos obrigadas a repetir umas duzentas coisas - a definição de feminismo, porque cantadas na rua não são legais, o que tem de errado em culpabilizar a vítima de um estupro, a importância da mulher negra na luta pra o feminismo e mais um monte de outras coisas. Mas agora imagina você acabar de explicar um monte de coisas bem bonitinhas, e está tudo certo e legal e tudo mais e de repente - BAM MAIS UM COMENTÁRIO MACHISTA QUE VOCÊ TEM QUE TENTAR RESOLVER.
Isso cansa, é claro. Tem dias que estou cheia de paciência e explico para amigos/interessados/pessoas aleatórias para melhorar, num tom bem paciente. Às vezes é quase como ensinar um bebê. Mas tem dia que simplesmente não dá para aguentar.




É bem assim mesmo.

E lá vai você de novo começar o discurso. Eu sei que é chato - nem eu gosto de ter que repetir a mim mesma. Mas toda vez que penso - é para uma causa maior. É para conseguir melhorar alguma coisa. Se a cada mês eu estiver conseguindo educar pelo menos uma pessoa, meu trabalho já vale a pena. Pode ser pouco - mas é de pouco em pouco que conseguimos mudar o mundo, não é mesmo? Ninguém consegue mudar isso sozinho.

Eu queria concluir o post com um pedido: um pedido simples. Da próxima vez que alguém vier falar de feminismo para você, por favor, não revire os olhos. Não faça cara de nojo. Se fosse irrelevante, nenhuma de nós estaria fazendo isso - e no entanto, a cada comentário machista/sexista/homofóbico/etc que vejo, é difícil ficar calado. Ou melhor - não vou ficar calada. Basicamente, o movimento existe porque quando alguém fala de feminismo, os outros revirem os olhos.
Não revire seus olhos.
Essa porcaria é importante!

-de alguém que está cansada de ter que repetir a mesma coisa
L

ps: todo esse post foi causado por ver alguém no twitter reclamando de um aplicativo em que se avalia quão bonitos caras são. "se fosse do sexo oposto taria todo mundo reclamando". ESTARÍAMOS SIM PORQUE JÁ DEU DESSA MERDA SEXISTA OK
ps2: não concordo com nenhum tipo de aplicativo, mas já percebeu que agora os homens ficam todos revoltados quando acontece com eles? Pois é, bem vindo ao lugar em que a sociedade te faz se sentir um lixo - uma coisa que a maioria das mulheres tem que enfrentar todos os dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário