sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Através do espelho

Antes de achar que esse post é alguma coisa a ver com Alice através do Espelho, pode parar. É que eu gosto de reference humour mesmo e achei um título válido para o assunto de hoje. E o assunto do dia é tadada: o feminismo do outro lado do espelho. Ou melhor dizendo: porque os homens também precisam de feminismo?

O assunto surgiu quando um amigo meu reclamou que rebloguei um post no tumblr falando que ninguém reclamou do Justin Timberlake fazendo um vídeo com uma mulher pelada e o novo clipe da Miley Cyrus, "Wrecking Ball", ela aparece pelada e todo mundo reclamou e disse que ela era vadia e tudo mais ou que precisava curar a celulite. E ele me disse que muita gente reclamou do clipe do Justin sim, e minha explicação foi que é muito diferente falar do clipe do Justin "Que rude da parte dele usar a imagem de mulheres nuas, é um desrespeito" e um "nOSSA ESSA MILEY É UMA VADIA MESMO AI SE ELA TIVESSE UM NAMORADO DECENTE ELA NÃO IA FAZER ISSO NUNCA MAIS", mas não é o caso do post de hoje. O caso do post de hoje, na verdade, é dar uma olhada como os homens também sofrem com os valores gerais dessa sociedade.

Sei que é moleza culpar a sociedade por tudo. Mas a educação começa aos poucos, então vou mudando um por um até chegar enfim na sociedade. Então o que eu tentei hoje foi tomar o ponto de vista do homem com relação a tudo isso. (Mil agradecimentos ao Gabriel, que também me faz enxergar as vezes as minhas desigualdades).

Começamos com a simples discussão básica dos padrões de beleza irreais. Se nós mulheres sofremos com as coisas, não quer dizer que os homens também não. (Quem nunca comparou os colegas de sala ou amigos com o Brad Pitt ou qualquer ator de sua preferência e ficou desapontada com os resultados, atire a primeira pedra!). Já fiz isso, claro. Mas nunca tinha parado pra pensar que na verdade os garotos também sofrem com isso - eles, o Brad Pitt, nós a Angelina Jolie. Na verdade, a única vantagem para eles é não precisar gastar 100 reais em um rímel. Provavelmente isso vai ser gasto num shampoo ou pós-barba ou sei lá o que. O fato é que criamos um padrão bem absurdo e que as pessoas tendem a seguir - e querem ser parecidos com as pessoas. Pode até ser que as vítimas de anorexia no geral sejam mulheres, mas não podemos ignorar o resto do gráfico e fingir que não existe? A solução é pegar leve, no caso. Ninguém é bonito ou perfeito ou vai ter um nariz ótimo. Somos todos pessoas normais. E relativamente bonitas, e que deveríamos ficar confortáveis com nossos próprios corpos - e não deixar alguém ditando se você está bonita ou não. Um exemplo? Listinha de garotos/garotas mais bonitas da sala pregada na parede, quando você está na 5ª série. E o fato que às vezes dói mais ser chamado de feio e gordo do que de burro. Olha aí os conceitos errados que passamos. (E nem é nossa culpa! Ele simplesmente existe! Como se fosse por geração espontânea!)

As estatísticas de violência doméstica e abuso sexual também são completamente outras quando pensamos no assunto. Criamos os homens para "serem fortes" ou sei lá mais o que - resultado? Homens tem vergonha de denunciar quando sofrem abuso sexual. Abuso é violência e tem que ser denunciado, mas ficam com medo de serem chamados de "fracos, mariquinhas, menininhas". É horrível e é completamente errado. Toda vítima de abuso tem que ser tratada igualmente - como um ser humano.

Outra coisa irritante - caras serem chamados de "menininhas" quando estão pulando fora de alguma coisa. Tem um sentido totalmente negativo, como ser mulher fosse uma coisa ruim. Ou que "fazer coisa de mulher" é ruim. Definimos por padrões o que é de mulher e de homem separadamente, e se quisermos sair dessas esferas, somos julgados. Pelas coisas mais simples como homens gostarem de cozinhar e mulheres gostarem de carros. Ou pelo fato de meninos que sofrem por não gostarem de esportes ou futebol - sempre parece que alguém da família vai cair matando. (Esse é um post para gender roles, mas vou colocar aqui porque homens também sofrem com isso. Ninguém merece ser xingado porque gosta de assar biscoitos!)

Lembra de mim????
É estranho pensar que High School Musical foi um dos maiores filmes sobre superar gender roles. E no entando as pessoas continuam a dizer que é um filme idiota. Pois é!

Outra coisa que também discutimos foi a falta de apoio ao combate ao câncer de próstata. Enquanto temos milhares e milhares de camisetas e afins para o combate ao câncer de mama (mesmo algumas ofensivas, como 'save second base!), a total falta de interesse pelo outro lado também afeta muito isso. Não temos propagandas, ongs nem quase nada a esse respeito. É válido lembrar que isso também é importante (E se eu não fosse provavelmente ficar recebendo cantadas e sendo desrespeitosa, provavelmente acharia bem válido uma camiseta com 'save the dicks!'). A única iniciativa que conheço sobre o assunto é o Movember; e os bigodinhos acabaram virando moda hipster e perderam muito do significado inicial. Pena ):

A lista é infindável, na realidade. Encaixamos homens em padrões assim como encaixamos mulheres - e apesar de que, estatisticamente, tudo afeta as mulheres bem mais, também não podemos esquecer das outras "minorias" também afetadas. Não adianta lutar pelo white-feminism quando tem uma outra porção de gente que também precisa de ajuda nisso. E o motto do feminismo não é igualdade? Vamos colocar uma igualdade aí no meio.

 





Feminismo, é sim, praticamente 80% dirigido a mulheres - no geral por sofrerem mais, ganhar salários menores, etc etc. Mas feminismo é acima de tudo sobre a igualdade entre tudo e todos - e eles também merecem tanto quanto nós. 

São pequenas coisas que vão se juntando aos poucos. Muitas vezes acabamos vendo a situação só pelo nosso lado, e não entendemos do que os outros reclamam. Sei que é difícil fazer isso - sair do seu espelho confortável e olhar pelo ponto de vista alheio. É um negócio que ninguém gosta de fazer - mas se não fizermos, nunca em absoluto vamos conseguir atingir a igualdade que tanto desejamos.


Outros links importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário