quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fantastic Spin-offs & where to find them


No começo dessa semana J. K. Rowling anunciou que irá escrever o roteiro de uma nova série de filmes, baseado no seu personagem Newt Scamander e no livro que acompanha Harry Potter, "Fantastic Beasts & Where to Find Them". E eu, como fã hadcore de Harry Potter, comecei a comemorar e tudo mais quando de repente tive aquela sensação de que alguma coisa estava errada. É, eu sei. Como pode alguma coisa estar errada quando se trata de Harry Potter?

E aí eu me lembrei que é porque, na essência, eu sou contra spin-offs de qualquer tipo.

Como eu estava discutindo com outro amigo meu que também sente o mesmo sobre o assunto, nós dois estamos com o pé atrás. Mesmo sendo J. K. Rowling, fico um pouco receada que algo vai acontecer e estragar tudo. E ao mesmo tempo, temos a oportunidade de aproveitar um pouco mais o mundo bruxo - e como podemos dizer 'não' para uma coisa dessas?

O fato é que eu sempre acho que spin-offs é uma maneira de ganhar mais dinheiro de uma coisa que já devia ter concluído. Isso não acontece necessariamennte só com spin-offs - muitas vezes, dentro de próprios livros. Quantas sagas já não lemos por aí que não precisavam de todos aqueles 128109272 livros para contar a história inteira? (Vou citar algumas aqui pra vocês partilharem de sua raiva: Crepúsculo, Hush Hush, Imortaise House of Night são algumas delas). Eu sempre faço um desafio a mim mesma - consegue contar o essencial da história em menos do que dez frases? Se sim, o livro não precisava ser uma saga. Me desafie qualquer dia desses que consigo fazer na maioria das vezes.
Mas então, pra que todos aqueles benditos livros e continuações desnecessárias?


ver também: como fazer três filmes que duram duas horas e meia cada com um livro que tem literalmente menos que 300 páginas


É uma forma de vender. Por pura e simples vontade de ganhar mais dinheiro. E agora você pode falar - "ai Laura, mas que hipocrisia, todo mundo quer vender seu trabalho", e eu vou concordar com você. Mas que não deixa de ser um abuso, isso é. House of Night tem literalmente doze livros, e um com menos história que o primeiro, mas você simplesmente quer chegar até o final. E o que acontece? Você é obrigado a comprar onze livros que você nem gostou tanto, só porque quer chegar ao final da maldita série, que no final das contas nem é tão boa assim. O fato é no que a indústria de entretenimento não pode abusar de umas coisas, ela abusa em outras - como spin-offs, séries que não acabam nunca, capítulos desnecessários de novela só com enrolação, séries de filmes de hollywood que deviam ter acabado nos anos 80 e assim por diante. Imagina só o horror de ficar tendo que ver anos e anos uma coisa que não acaba nunca, pra chegar no último capítulo da novela e descobrir que aquela porcaria NÃO TEM FIM??????


Mas nós, leitores e seres humanos, gostamos de uma conclusão. Quando você começa a ler uma história, você sempre pensa: "nossa, mas como é que isso vai acabar?", e por mais que você fique triste e deprimido quando acaba, ao mesmo tempo você sempre pensa "esse final foi muito bom". E pronto: você tem uma conclusão. Nós basicamente vivemos para a conclusão - nascemos, vivemos e morremos. E daí dependendo do que você acredita, há uma outra vida depois, mas ela também possui conclusão de certa forma. Nós gostamos de coisas que começam e terminam, e que ao mesmo tempo nos deixam felizes com isso. Você não simplesmente se revira na cama, perguntando todas as noites se George RR Martin vai terminar de escrever 'A Song of Ice and Fire' antes de morrer? Porque você também quer uma conclusão, você precisa saber quem ficou no Trono de Ferro no final. É imprescindível para sua vivência. E quantas outras coisas, com todo mundo - livros, novelas, filmes, mangás. (Naruto e One Piece mandaram um abraço nessa parte também. Sempre penso que não posso morrer antes de saber se Naruto virou Hokage ou não). Resumindo bem, então, por mais que não gostemos de que as coisas acabem, gostamos de saber como e porque acabam. Porque é o ciclo natural da vida.


Ao infinito, e além!!!
(Não, péra, acaba logo com isso aí meu deus)


E spin-offs deixam qualquer um maluco por causa disso. Harry Potter acabou - e ao mesmo tempo ficamos tristes e felizes com isso, aquele nó esquisito na nossa garganta e o aperto no coração - e vem um babaca (tipo a Warner Bros) querendo pegar e fazer mais dinheiro dos nossos sentimentos. Porque se você acha que eles se importam por quanto amamos isso e tudo mais, você está se iludindo. É dinheiro mesmo as custas de Harry Potter que eles querem. Dinheiro as custas de qualquer coisa. E é por isso que spin-offs me deixam tão brava. Eu quero uma conclusão, eu estou feliz vivendo com ela - e de repente, BAM! tiram toda minha felicidade. Porque querendo ou não, eu me sinto na obrigação de ver também o que acontece. Sejam pre-quels ou se-quels ou spin-offs, é uma extensão que você é obrigado a ver. Até é uma das razões pela qual me irritei muito quando a Cassandra Clare anunciou que serão 5 séries de shadowhunters. CINCO???? VOCÊ FICOU MALUCA???


Vou extorquir todo seu dinheiro e força de vida!!!!! 
você vai chegar aos 70 anos sem ter lido tudo!!!!!
MUAHAHAHAHHAHAHAHAHA


E ainda por cima eu sempre fico com aquele medo horrível de que vão acabar estragando tudo no final. Não só alguns estão tentando ganhar na cara dura - ahem, Cassandra, ahem - como dá aquela sensação que simplesmente não querem pensar em algo novo. Uma velha história de "ah, já criei esse universo aqui mesmo, vou continuar com ele já que fez sucesso e preciso pensar em menos worldbuilding". E eu não gosto nem um pouquinho disso. Pior de tudo? É que é bem capaz que eu leia as cinco séries de shadowhunters que vão sair. (não me levem a mal, eu adoro os livros da Cassandra. Pelo menos os três TMI originais e o TID. Agora os outros não sei, né? Que fazer por dinheiro tá fácil!). Outro que também fiquei com muito pé atrás foi "Os Heróis do Olimpo", do Rick Riordan. Ele conseguiu fazer um plot bom e personagens bons também, mas Percy Jackson já não havia tido uma conclusão épica?  Isso vale pra tantos exemplos, mas TANTOS,que fica difícil contar. E a idiota aqui continua lendo e comprando.
O problema é que tá cheio de autor fazendo isso o tempo todo - e apesar de que gosto da maioria deles, sempre fico com a sensação de estar sendo explorada. De as pessoas estarem sempre me dando mais e mais e mais, e nem perguntando se eu QUERO tudo isso. Sabe aquela tia que fica pondo creme de milho no seu prato, e falando 'come'? Você pode adorar creme de milho, mas tem horas que você também quer ver o fim dele, e nem aguenta mais comer. Na verdade, fins são algo saudável e importantes para que possamos manter nossas sanidades mentais sem precisar pensar "MEU DEUS, NÃO POSSO MORRER SEM VER O FINAL DISSO".

A única coisa que provavelmente nenhum de nós vai ver o final.
Tipo, nunca.


As e-novellas e contos são uma extensão legal para essa parte, pelo menos. Elas incluem no mesmo universo mas são histórias bem menores, e que não importa para a história se você ler ou não. Algo adicional, para você aproveitar quando estiver com saudades, ou querendo um pouquinho mais. Tudo bem que cobram por esses também - mas como eu disse, autores tem que vender seu trabalho. Mas só gostaria que as pessoas começassem a distinguir a diferenças entre vendas e exploração, e ver como são coisas bem, beeeeeem diferentes.

Porque na maioria das vezes, spin-offs é uma exploração emocional das baratas. Um tipo de aviso em neon dizendo: "SIM VOCÊ QUER MAIS", quando na verdade você nem parou para pensar direito no assunto. Tipo quando oferecem chocolate de graça, e você come sem pensar duas vezes - e isso as vezes resulta numa enorme e gigantesca dor de barriga que faz você rever todas suas escolhas de vida. Spin-offs são chocolates de graça. E que podem ou não dar dor de barriga depois. Quero uma vida por mais qualidade de histórias, menos enrolação e mais finais decentes - é só isso que estou pedindo. Seu livro precisa de 15 livros? Escreva 15 livros, desde que seja esse seu objetivo, e não ganhar em cima de uma exploração abusada dos outros. Então quando se aproximar dum spin-off e de qualquer outra coisa, só peço que pensem um pouco com cautela, porque o que pode ocorrer na maioria das vezes são alguns corações quebrados e uma dor de barriga e arrependimento metafóricos.

de alguém cujo coração sofre demais com finais e também coisas sem finais
-Laura


Algumas observações finais:

  • Mas eu nem sei que diabos é um spin-off. Aqui está uma explicação e uma breve lista de todos os que foram feitos. (Fui olhar essa lista e meu deus, é infindável!)
  • Eu fiquei pensando como na verdade spin-offs também fazem parte da nossa natureza, como devoramos todos eles como uns doidos. Cheguei a conclusão que o primeiro provavelmente foi o Hobbit - mas pelo menos o Tolkien não está nos fazendo torrar dinheiro com isso (enquanto não posso dizer o mesmo do Peter Jackson). Aí parei pra pensar mais a fundo e percebi que o primeiro de todos os spin-offs da humanidade é a "Odisseia" - aliás, bem melhor que a Ilíada.
  • Porque eu continuou fazendo metáforas com comida? Eu também não sei.
  • O título do post acabou ficando nada a ver, uma vez que não mostrei onde encontrar spin-off bom nenhum. A melhor solução é abandoná-los antes que sofra um colapso emocional ou tenha falta de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário