terça-feira, 10 de setembro de 2013

Se Ofender é Mainstream


Não sei quem teve a brilhante ideia de toda vez que alguém posta um artigo ou alguma outra coisa na internet vem sempre comentar um famoso "não curti!!! achei ofensivo!!! apaga!!!!" e na maioria das vezes a única coisa que consigo ouvir, na realidade, é "mimimi".
É sério.

O problema na verdade não está em se ofender com os artigos, mas no fato de você se ofender com opiniões dos outros e mais algumas coisas irrelevantes. Já estamos grandinhos o suficiente para parar com o "opinião é igual bunda cada um tem a sua" para sabermos distinguir que algumas opiniões estão erradas, é claro - mas não impede as pessoas de tê-las. Na maioria das vezes, quando vejo um comentário ofendido na internet, a pessoa levou tudo o que o outro escreveu para o lado pessoal ou achou que era tudo culpa dela (leia-se: pessoas que se acham vítima de tudo).

O que me causou a escrever esse pequeno artigo foi uma daquelas pesquisas sobre pessoas molestadas nas ruas com "cantadas" e afins, e um monte de homens, na maioria, respondendo com um eterno: 'MAS EU NÃO FIZ NADA DISSO!!!! VOCÊS SÓ CULPAM HOMENS!!! NÃO SOMOS TODOS ASSIM!!!111!!!". Tá, eu sei disso, mas enquanto estivermos enfrentando problemas desse tipo com homens que insistem em molestar mulheres na rua passando a mão na bunda e gritando "gostosa" pra você, isso também vai ser problema seu. É inconveniente, desagradável e invade sua privacidade. Mas enquanto todos nós estivermos vivendo numa sociedade dessa, quer dizer que temos que fazer algo sobre isso e saber aguentar uma generalização.

Isso de se ofender acontece o tempo todo na internet - e não que muitas vezes uma outra ofensa não venha primeiro (A primeira vez que postei um vídeo no youtube o primeiro comentário que recebi foi "GAY!". Gente, gay nem É uma ofensa, vai aprender a xingar direito, vai, você é mais indesejado que feijão em pote de sorvete). E o problema maior é que na verdade, as pessoas continuam a se ofender e ofender e ofender e estarem o tempo todos indignadas com uma coisa ou outra.

O fato é, minha gente, que sua opinião/ofensa vale igualzinho a de todo mundo. E isso é pouco mais que nada, na verdade. Você é uma formiguinha no meio de sete bilhões de outras formiguinhas, e sua opinião é mais uma em sete bilhões espalhadas nesse nosso pequeno planeta. O que acontece, na verdade, é que você tem que parar de levar tudo pro lado pessoal - como se as pessoas estivessem aqui com o único propósito de te ferir - e pensar bem no que os outros estão falando. Não adianta postar comentários ofendidos em artigos cuja opinião você é contra. Não concorda? Vai lá e escreve um texto sobre o assunto, e PRONTO. Problema resolvido. Não venha ficar xingando pessoas por aí falando que "fulano é um babaca que opinião lixo me ofendeu um monte". Porque na verdade, se uma pessoa está querendo ofender você de verdade, ela vai pegar e xingar você e sua mãe (e isso, sim, você pode levar pro lado pessoal e xingar de volta!)


Significado de Ofensa

s.f. Comportamento ou discurso que faz com que uma pessoa seja vítima de injustiça; palavra que deprecia; que possui a capacidade de injuriar ou afrontar.
Ação que provoca lesão física.
Ação de agredir fisicamente; ato de visa o ataque; ofensiva.
Comportamento que demonstra falta de consideração; desacato. 
Ação de violar uma norma, preceito, regra etc; transgressão ou falta. 
Sensação que aborrece; sentimento de desgosto diante de algo ou de alguém indelicado e/ou insensível. 
(Etm. do latim: offensa.ae)


só pra dar uma avisada. o que quer dizer que é pra você não comentar cada vez que ver um artigo falando sobre alguma coisa e ir lá xingar e parecer que foi ferido por uma faca.
Tenho uma sugestão pra todas as pessoas que passam o dia fazendo isso:

Só um exemplo  - esses dias postei um artigo no meu facebook falando sobre "Dez leituras para idiotas". Achei um artigo interessante, apesar de ter algumas coisas equivocadas a respeito das leituras. Pra mim, se você está lendo e gostando, tá ótimo. Seja Ulysses ou 50 Tons de Cinza, eu não poderia ligar menos. Mas é claro que assim que rolei a página para baixo para ler os comentários apareceu um monte de gente ofendidíssima falando "nossa você é o idiota não lê nada fica julgando coisas etc etc). Mas isso é tema para outro post! Em resumo: em vez de gente comentando sobre "achei esse artigo errado porque não importa as leituras blablabla" e parecendo gente consciente parecia que o lugar tinha sido infestado pelas crianças do jardim de infância.



O que estou querendo dizer é que precisamos parar de levar todas as coisas que vemos a sério, e se ofender como se a pessoa que escreveu estivesse falando com você. É para um público generalizado, e você precisa aprender a analisar isso. Enquanto ninguém parar de levar as coisas para o lado pessoal, nada nesse mundo vai poder ser resolvido com pesquisas, honestidade, etc. Porque é claro, sempre vai ter um ser com vontade de comentar "gay!" ou "nossa você é um idiota mesmo seu lixo". Porque afinal de contas, ninguém aqui é melhor que ninguém.

E se você for ficar ofendido com esse post, saiba que:

  1. Não estou nem aí.
  2. Pare de levar tudo como se tivessem xingado sua mãe de 'vadia'. Ninguém aqui está fazendo isso.
  3. Minha opinião vale mais ou menos a mesma coisa que a sua. É só pra deixar você consciente de quando está sendo um babaca incoerente e tentar melhorar a vida de todos.

ps: Dessa vez estou sem artigos para compartilhar. O que é muito estranho, vindo de mim. Acho que ninguém quer ser o chato a falar pras pessoas pararem de levar tudo a sério. Meu Deus, pessoal, o Apocalipse pode estar chegando e vocês se importam com uma pessoa que disse que paçoca é ruim ou sei lá.



"Paçoca é ruim!!"
"Seu babaca de merda!!!! Merece morrer!!! Vou te denunciar no facebook!!!!!!!! Me ofendeu como paçoca todo dia!!!!!"


2 comentários: